jusbrasil.com.br
3 de Abril de 2020

O que a novela amor de mãe pode te ensinar sobre alienação parental

Como se comporta um alienador.

Lelyan Guimarães Amancio, Advogado
há 29 dias

Quem sofre com alienação parental, sabe quanto um alienador pode parecer bom, justo e equilibrado.

⚖️

Só quem convive de perto, no entanto, sabe que por debaixo da máscara de bons moços (moças, no mais das vezes) esconde-se alguém incapaz e comover-se com a dor do outro, ainda que este seja o próprio filho.

⚖️

Não sou muito de novelas, mas ontem assistindo parte da trama das 21hs da rede Globo acompanhei com grande desconforto, a cena onde houve o encontro de Danilo, interpretado pelo ator Shay Suede com sua mãe biológica.

⚖️

O encontro foi promovido pela mãe adotiva do rapaz, interpretada pela atriz Adriana Esteves que para não revelar a verdade paga para que uma senhora faça as vezes daquela lhe dera o filho ainda bebê.

⚖️

Diante da indiferença da mãe biológica, o filho sofre, fica desorientado e sai.

⚖️

Embora a conduta apresentada no episódio de ontem não configure AP conforme previsto na lei 12.318/10, (depois falo da outra personagem que está praticando AP na novela) o fato é que o modo de agir da personagem é exatamente o mesmo de muito alienadores parentais.

⚖️

Frequentemente eles tem uma percepção distorcida dos fatos, e quando fora do contexto judicial, são aqueles que se utilizam do seu amor como justificativa para suas atitudes tresloucadas.

⚖️

Mentiras, egoísmo, maldade, dissimulação, percepção distorcida da realidade, interpretação enviesada de acontecimentos, manipulação, são constantes e é com isso que quem sofre alienação parental precisa conviver, contornar e provar.

⚖️

Sim, provar. Sem prova do ato de AP injustificável que caracterize objetivo de romper ou dificultar o estabelecimento de vínculos dos pais com os filhos, nada feito. Daí a dificuldade de se obter um resultado positivo nesse tipo de processo.

⚖️

Se gostou desse post, salva e depois compartilha ele com alguém que esteja passando por algo parecido.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)